quarta-feira, 19 de outubro de 2022

As vertentes da bruxaria

Quais são as vertentes da bruxaria?

Existem cerca de 17 praticas diferentes, incrível não é mesmo? Então eu irei dizer nesse blog as vertentes mais conhecidas e uma vertente que, na minha opinião, é extremamente interessante.


Bruxaria Ancestral

 a Bruxaria Ancestral é ligada, também, à ciência e a filosofia, pois busca agregar conhecimento de diferentes origens, sejam elas antigas ou recentes.

A Bruxaria Ancestral tem como valor a verdade, é com ela que eles se comprometem. Não é trabalhado dogmas, porém há linhas gerais de condutas que as tradições da BA devem seguir. Um ponto de relevância é que essa verdade deve ser vivenciada, e não apenas estudada.

Nessa vertente, o livre-arbítrio é trabalhado como o reconhecimento da verdade no fundo 


Bruxaria Tradicional

Os círculos de bruxaria tradicional começaram a surgir por volta do século XVIII quando ouve a transição do feudalismo para o iluminismo. Assim, os bruxos puderam proteger a cultura mística e ancestral com essa estrutura. Nos anos 60 deu-se início à vários movimentos dentro da bruxaria que dão origem a tantas outras vertentes.

Algumas fontes afirmam que a Bruxaria Tradicional não envolve a mistura de crenças de diversas culturas, mas sim concentrando-se em uma só. Ela tem uma forte ligação com a Bruxaria Familiar, uma vez que a maior parte dos bruxos tradicionais advém de famílias bruxas. No entanto, o que a diferem dessa outra abordagem familiar, é que a Bruxaria Tradicional também aceitam membros indicados.

Bruxaria Natural

a Bruxaria Natural, vulgo Bruxaria Verde é uma tradição famosa sobre Bruxaria. A Bruxaria Verde é uma crença antiga, porém não trabalha com iniciativas. Sendo assim, não temos registros de como iniciou.

No entanto, a Bruxaria Verde, assim como a Tradicional, é comum ser como Bruxaria Familiar, passada os ensinamentos  de geração pra geração. 

Basicamente, resumindo, são bruxos que trilham o caminho do herbalismo, que se conectam com o natural e com Gaia. São aqueles bruxos que se conectam com a natureza em si, conhecendo suas fases, cuidando das diversas vida que há nelas (plantas e animais), até mesmo aquelas que trabalham com artesanatos.

Bruxaria Solitária 

Quando dizemos que uma bruxa é solitária, estamos dizendo que ela segue a sua jornada sozinha. Sem fazer parte de um coven (grupo de bruxos).

Basicamente continuam a se conectar com a natureza, a seguir seus ciclos, celebrar suas mudanças e energias como todo e qualquer bruxo. Porém, sozinho.

Bruxaria Luciferiana

Calma! Não é qualquer coisa relacionada a Satanás ou qualquer criatura cristã, até porque esses demônios existem somente na crença cristã!!

Vale a pena ressaltar que existem várias, inúmeras, tradições que irão abordar a figura de Lúcifer de alguma forma. Essa é apenas uma delas. Basicamente nessa tradição, Lúcifer é um dos guardiões do destino. Seria uma figura que ensina como usar as energias à seu favor. Podemos dizer que aqui, Lúcifer é visto como um ser da iluminação, progressividade e independência.

A Bruxaria Luciferiana não é Satanismo!!!

Bom, esse é somente algumas das vertentes da Bruxaria, caso tenha interesse, recomendo buscar mais sobre em livros e na internet!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como iniciar na Bruxaria?

 Uma questão muito comum sobre a Bruxaria é: como começar na Bruxaria? Antes de tudo é preciso conhecer os riscos da prática da bruxaria.  T...