sexta-feira, 14 de outubro de 2022

O que é a bruxaria?

O que realmente é bruxaria?


A palavra Bruxaria se refere a uma ação ou prática própria de bruxas e bruxos. A Bruxaria é algo que fazemos com as nossas mãos, com a nossa mente, com os nossos pensamentos, com os elementos da natureza e com a nossa energia. É uma prática que empodera as pessoas e qualquer um pode aprender, cultivar e personalizar. 

É uma grande falácia quem diz que para ser Bruxa ou Bruxo precisa nascer em uma família de Bruxas ou ser iniciada(o/e) pela suprema sacerdotisa ou pelo mago Merlin, por exemplo. Na verdade, a Bruxaria consiste no seu despertar, na sua postura de espiritualidade, reverência pelas forças energéticas do mundo e pelos ciclos da natureza. É sobre a maneira  como você se comporta, cocria e se relaciona com o Universo. 




Praticar a Bruxaria é procurar entender a conexão entre a humanidade e a natureza, que vem desde os primórdios, mas que, nos seus dias atuais e com o advento da  modernidade se tornou um desafio. É tão difícil se desprender dos recursos  tecnológicos, da rotina de trabalho e dos afazeres do dia que esquecemos de valorizar o fogo que aquece nosso alimento ou a água quentinha que sai do chuveiro para nos revigorar. Você dá importância ou presta atenção na sua respiração? Você sabia que sem respirar você nem estaria aqui lendo esse texto? Pois bem! 

Mas então, como funciona esse lance de bruxaria? Vão sair luzes mágicas da ponta da minha varinha? Claro que não! Não tem nada a ver com efeitos de cinema, e pessoas que estudam e praticam a Bruxaria não são apenas mulheres velhas corcundas com uma verruga no nariz que criam gatos pretos e voam em uma vassoura.

São suas intenções que funcionam como motores para seu ofício mágico. É a força do seu  pensamento se materializando e se aplicando no mundo. É no plano das ideias onde tudo se  começa. A nossa mente é como um estímulo que dá início para novas coisas acontecerem. Como Bruxa (o/e), podemos fornecer melhores estímulos para o cérebro e assim conduzir nossa magia interior para uma direção mais assertiva. Sei que não é uma tarefa fácil, mas a Bruxa (o/e) está no comando da situação. Portanto, lidando com a bruxaria, estamos trabalhando para manipular nossa energia e a energia que está ao nosso redor. 

Uma religião famosa por praticar a Bruxaria é a Wicca. 

E do que a Wicca se trata?

Wicca é uma religião xamânica moderna baseada em rituais pagãos antigos, e também pode ser chamada de bruxaria. As crenças wiccanas fazer parte do neopaganismo, onde se enquadram os grupos que acreditam em crenças europeias e outras mitologias anteriores a mitologia cristã, como a religião celta.

Os seguidores da Wicca chamam a si mesmos de bruxos, bruxas e bruxes. Mas devido ao preconceito relacionado a estes termos, passaram a utilizar também a palavra "wiccanos".

Parte da má fama da Wicca dá-se à confusão de que seriam uma seita satanista, de adoradores do diabo, ligando a bruxaria exclusivamente à magia negra. O que ocorre é que os cultos da Wicca não são dedicados ao demônio, e se quer existe o conceito de inferno e diabo como na teologia cristã, sem contar que nem satanistas e cultos satanistas são adoradores do diabo, já que o diabo só existe na crença cristã.

Os seguidores da Wicca não sacrificam animais, usam o próprio sangue ou algo assim. Eles se identificam como devotados à natureza, e portanto não poderiam oferecer aos Deuses sacrifícios animais em nome da mesma. Existem as oferendas, mas estas são de elementos como frutas, vinhos e flores.

Para os seus seguidores, a Wicca, ou chamada "a arte", é a religião do amor e da alegria, que entre suas crenças está a relação das pessoas com a natureza. A figura feminina é muito importante para a bruxaria, por se tratar da personificação a mãe natureza. É a maior força do universo, quem dá a vida e mantém tudo o que existe. Para a Wicca, as pessoas pertencem à natureza, e não ao contrário, e que os animais e elementos naturais todos seriam relacionados com as pessoas. 

Os wiccanos geralmente promovem a relatividade moral, desprezando rótulos como "bem" e "mal" e "certo" ou "errado". Wicca tem uma lei ou regra, chamada de Rede Wiccana: "Faça o que quiser, não machuque ninguém." À primeira vista, a Rede parece ser uma licença pessoal completa e desinibida. Você pode fazer o que quiser, desde que ninguém se machuque; no entanto, os wiccanos são rápidos em apontar que o efeito cascata de suas ações podem ter consequências de longo alcance. Eles articulam esse princípio na Lei Tríplice, que diz: "Tudo de bom que uma pessoa faz para outra volta três vezes nesta vida; o dano também é devolvido três vezes.".


Em resumo, a Wicca é uma prática, arte e crença que acreditam em energias e valorizam ao extremo a natureza. Na Wicca também é comum covens, no caso, um grupo de bruxos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como iniciar na Bruxaria?

 Uma questão muito comum sobre a Bruxaria é: como começar na Bruxaria? Antes de tudo é preciso conhecer os riscos da prática da bruxaria.  T...